Contexto
O terremoto ocorreu na cidade de Longtoushan, no Condado de Ludian, província de Yunnan, às 16:30h de 3 de agosto de 2014, com magnitude 6,5. Resultou em 617 mortes, 112 desaparecidos e 3143 feridos. O projeto mantém a prefeitura original da cidade como parte do parque do terremoto e contribui para a memória da cidade de Longtoushan.
Conceito
O cenário existente era estéril. Apenas um eucalipto sobreviveu ao terremoto, simbolizando uma vida resiliente. O projeto toma a árvore como ponto de partida e como centro do círculo, apresentando um ponteiro das horas que marca 16:30h, o horário do terremoto. A "grande rachadura" formada no chão marca o momento. No final da rachadura, há um monumento imponente com vista para todos os cantos do local.
Sequência espacial
O layout geral do terreno inclui parques, centros de serviços turísticos e memoriais, formando uma sequência espacial de quatro temas — “tranquilidade, ruptura, renascimento e lembrança”. As pessoas passam pela superfície tranquila da água,pelas fissuras da terra e pela vida resistente representada pelas árvores.Quando chegam ao local do terremoto, suas emoções chegam ao clímax.
Formato
O layout do triângulo reflete a fissão da terra; a forma reflete o tremendo poder destrutivo do terremoto. As paredes externas são construídas com pedras locais e a cobertura verde e a vegetação no solo são combinadas para criar uma sensação de choque sem parecer abrupto.
Espaço público urbano
O memorial não é mais apenas um memorial sério, mas também parte da vida cotidiana das pessoas.
Estrutura e espaço interior
O projeto destaca a estética estrutural e cria um espaço espiritual. A estrutura está em conformidade com a forma arquitetônica, utilizando vigas triangulares e colunas hexagonais. Parte do espaço interno não apresenta forro, mas claraboias. Foi incorporada totalmente a estética estrutural e incluída a luz natural no espaço interno.